• @WLLNEWS ツ - Blog Portal -  Assuntos Variados

    @WLLNEWS - Tecnologia, Conhecimento, Polêmico, Notícias, Humor, Dicas, opiniões, novidades, blog.

    14 de mar. de 2017

    O QUE ACONTECE COM SEU CORPO QUANDO VOCÊ JOGA VIDEOGAME DEMAIS?

    O QUE ACONTECE COM SEU CORPO QUANDO VOCÊ JOGA VIDEOGAME DEMAIS?



    Só existe um tipo de pessoa que não gosta de jogar videogames: quem nunca jogou. Pro resto do mundo, é só diversão. A menos que jogue demais, aí você pode ter problemas. Tudo em excesso faz mal, inclusive água, e um aparelho multimídia interativo não seria diferente. É lógico que videogame não é só problema, como alguns radicais alegam, ele faz muito bem à saúde também. Por isso nós vamos discutir agora alguns efeitos que o excesso de videogame pode causa, alguns bons, outros terríveis.

    Trombose



    Trombose é a formação de um trombo no interior do coração ou de um vaso sanguíneo. A formação do trombo é geralmente causada por um dano nas paredes do vaso, ou ainda por um trauma ou infecção, e também pela lentidão ou estagnação do fluxo sanguíneo, ocasionado por alguma anomalia na coagulação sanguínea. Ou seja, ficar sentado por tempo demais na frente da tevê pode causar trombose. Um jovem inglês morreu disso quando entrou numa rotina de 12 horas de jogatina diárias e um neozelandês foi parar no hospital assim que entrou de férias e ficou 4 dias seguidos só jogando. Ou seja, não fique sentado o dia todo, seja pra jogar, pra assistir Netflix ou nem mesmo pra trabalhar.


    Parada cardíaca



    Um homem de 32 anos foi encontrado morto em um cyber café em Hong Kong depois de três dias jogando sem parar. Causa da morte: falha cardíaca causada por imobilidade, baixa temperatura local e exaustão por não dormir. Os funcionários declararam que era comum o cidadão passar dias seguidos lá dentro. Dormir pouco causa tensão extrema no corpo, o que pode levar a pressão no coração. Novamente, cuidado com os excessos, crianças.

    Nintendoitis



    Por mais que você faça intervalos regulares na jogatina, o uso do controle por dias, semanas, meses e anos pode prejudicar seus dedos. Isso é tão comum que gerou um apelido: Nintendoitis, um tipo específico de lesão por esforços repetitivos, principalmente nos polegares, mas também nas outras regiões da mão que são usadas pra jogar. Sabe todo aquele esforço que você fez fuzilando os botões pra zerar God of War? Então, não estranhe se começar a sentir dor até mesmo pra digitar no teclado do PC depois.


    Dor nas costas



    Desde a década de 90, os médicos nos alertam sobre má postura assistindo televisão ou jogando videogame – principalmente nas crianças. Quem imaginaria crianças com dores nas costas? Ninguém, até que elas começaram a ficar horas seguidas de frente pra tevê. Entendeu por que os seus pais regulavam tanto o tempo que você jogava?


    Síndrome da visão de computador



    Não é novidade que olhar por muitas horas pro computador, televisão ou mesmo tablets pode danificar a visão. A síndrome da visão de computador causa desde dores nos olhos – geralmente os primeiros sintomas – e até mesmo Astenopia – erros de refração, desequilíbrio do músculo ocular, incluindo dor ao redor dos olhos, ardência e coceira das pálpebras, fadiga ocular e cefaleias. Pra evitar o problema, é importante ter uma boa postura – cadeira ergométrica ajuda – e boa iluminação pra não cansar as costas e nem os olhos – além de não fazer maratonas com frequência, obviamente.
    Veja como um homem falsificou uma das maiores descobertas arqueológicas da história


    Mudanças no cérebro



    Já ouviu falar que videogame deixa as pessoas burras? É mentira, obviamente, mas ele pode fazer uma bagunça. Crianças que jogam mais de 9 horas por semana desenvolvem mais a região cerebral ligada à recompensa, o que as faz querer jogar mais. Isso pode provocar mais vício, obviamente, mas também estimula o vício em apostas e jogos de azar.

    Convulsões



    Relaxa, não afeta qualquer jogador, apenas aqueles que já têm uma predisposição, como epiléticos. A fotossensibilidade e estimulação fótica intermitente podem impulsionar um ataque epilético, então tenha cautela.


    Obesidade



    Antes do Wii, do Kinect e do PS Move, o único jeito de jogar era ficar sentado, fazendo mínimo esforço físico – e, até hoje, esse ainda é o modo favorito da maioria. Enquanto videogames mais ativos – como boxe, tênis e boliche – são equivalentes a uma caminhada lenta, jogar sentado é sedentarismo puro e pode favorecer a obesidade. A solução: não abuse dos aperitivos e experimente diferentes jogos que te façam levantar do sofá.

    Vício



    Se você praticar qualquer hábito por tempo demais, vai se tornar difícil pará-lo. Nos EUA, 4 a cada 10 crianças são viciadas em videogames. Os motivos são: o sentimento de estar no controle da situação, o sentimento de conexão com outras pessoas – reais ou não – e o sentimento de sermos bons em algo. E videogames podem provocar emoções reais: como dito anteriormente, o sentimento de recompensa também é viciante, ainda mais se houver competição.

    Fortalecimento do cérebro



    Mas não é só a região ligada à recompensa que é estimulada. Estudos apontaram que as áreas responsáveis por navegação espacial, formação da memória, planejamento estratégico e coordenação motora recebem um impacto positivo do hábito de jogar videogames. Os jogos já são usados até pra tratamento de Alzheimer.

    Coordenação olho-mão



    Além da coordenação motora geral, a coordenação entre o olho e a mão se torna especializada graças ao videogame, o que é útil até mesmo pra andar de bicicleta e pra quem deseja ter a carreira de cirurgião. Avise isso pra sua mãe da próxima vez que ela reclamar que você está jogando Halo, em vez de estudando pro vestibular de medicina.


    Sociabilidade



    A imagem dos gamers solitários está no passado. Hoje, é mais do que comum ciclos de amizade se formarem online em diversos meios, inclusive nos jogos. 70% dos jogadores jogam com pelo menos 1 amigo online e milhões migraram de jogos sociais como Farmville pra MMOs como World of Warcraft. Esses jogos estimulam a cooperação e o trabalho em equipe, unindo tanto pessoas de países diferentes quanto velhos amigos que não têm tempo pra uma longa conversa fora de casa no fim do expediente, mas podem sentar no PC por uma hora ou duas antes de dormir.


    Acelera o cérebro



    Jogos de “puzzle” obrigam o jogador a pensar e a sua mente fica mais afiada se você jogar conscientemente, e podem inclusive desacelerar o declínio natural na velocidade e habilidades cognitivas de idosos. Em resumo: os jogos certos podem manter o seu cérebro sadio. Estudos indicam que até mesmos jogos mais simples já são um bom estímulo, então você estará fazendo um favor ao seu avô ensinando-lhe a jogar League of Legends!


    Nenhum comentário:

    Postar um comentário

    Espaço para anúncios

    Espaço para anúncios