• @WLLNEWS ツ - Blog Portal -  Assuntos Variados

    @WLLNEWS - Tecnologia, Conhecimento, Polêmico, Notícias, Humor, Dicas, opiniões, novidades, blog.

    14 de mar. de 2017

    Por que os cães olham para os donos quando fazem cocô?

    Por que os cães olham para os donos quando fazem cocô?


    CURIOSIDADES | 13 de março de 2017 por Magno Oliver







    Você já tentou conversar com o seu cãozinho? Algumas pessoas já tentaram se comunicar com seus companheiros, mesmo que de uma forma carinhosa. Você sabia que os cães entendem o que você diz? Aqui no site da Fatos Desconhecidos, nós já exibimos para você que os cientistas comprovaram que esses animais entendem cada palavra que você pronuncia.


    Quem predomina mais nos lares brasileiros: cães ou gatos? De acordo com a Pesquisa Nacional de Saúde (PNS 2013), feita pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), publicada no portal G1, “44,3% dos domicílios do país possuem pelo menos um cachorro, o equivalente a 28,9 milhões de unidades domiciliares. Os dados se referem a 2013. O IBGE estimou a população de cachorros em domicílios brasileiros em 52,2 milhões, o que dá uma média de 1,8 cachorro por domicílio que tem pelo menos um cão. No Brasil, existem mais cachorros de estimação do que crianças.

    Em relação à presença de gatos, 17,7% dos domicílios possuem pelo menos um, o equivalente a 11,5 milhões de unidades domiciliares. Os piauienses são os maiores amantes dos gatos, já que há pelo menos um em 34,2% dos seus domicílios. O Distrito Federal, com 6,9% , é a unidade da federação em que menos lares têm gatos.
    A população de gatos em domicílios brasileiros foi estimada em 22,1 milhões, o que representa aproximadamente 1,9 gato por domicílio que tem esse animal.”


    Apesar dos animais serem maioria nos lares, você já reparou que quando eles vão fazer cocô sempre partem por ficar olhando para os donos?



    Existe uma possível explicação científica para o feito do seu bichinho. De acordo com a revista galileu, “um artigo publicado no jornal científico Hormones and Behavior aponta que uma das possíveis causas para essa encarada é que seu bichinho pensa que você é a mãe dele.


    Os pesquisadores chegaram a essa conclusão ao medirem as respostas psicológicas do animal durante esse momento de intimidade compartilhada. Os dados são compatíveis com o tipo de interação entre mães e filhotinhos. A veterinária Sonja Olson acredita que pode até ser uma tentativa de se comunicar: “seu cachorro pode estar pedindo privacidade. Tudo depende da raça, da sua relação com o cachorro e outros fatores”, explicou ela.



    Outra possível causa desse olhar fixo é muito menos sentimental: Madeline Friedman, especialista em comportamento animal, acredita que o cachorro está, na verdade, esperando por uma recompensa por ter feito suas necessidades fora de casa, em vez de deixar um presentinho indesejado no tapete da sala. A adestradora contou para o The Dodo que “provavelmente, o cachorro se lembra de quando foi treinado [para fazer cocô fora de casa] e tenta reforçar que está fazendo tudo certo”.

    Há também uma possível causa evolutiva. “A posição em que os cachorros ficam para fazer cocô os deixa bastante vulnerável”, explicou Friedman. “A sensação de estar indefeso é uma herança de seus ancestrais, os lobos, que ainda precisam se defender na natureza. Acredito que cachorros querem ter certeza de que estão protegidos enquanto estão nessa posição”, contou a especialista.”

    O seu cachorro já fez o número 2 te olhando de longe? O que você faria diante dessa situação? Mande seu comentário para gente, marque aí aquele seu amigo ou amiga que possuem um cachorrinho em casa e que fazem essa arte olhando para eles.


    Fonte: fatosdesconhecidos.com.br

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário

    Espaço para anúncios

    Espaço para anúncios